Carregando
Carregando conteúdo
[contact-form-7 404 "Not Found"]

Teste de gravidez. Como funciona e quando fazer

Data

2 ● julho ● 2019
Saúde da Mulher

Saber de uma gravidez é um momento de muitas mudanças psicológicas e físicas na vida de uma mulher. Os sintomas da gravidez muitas vezes podem ser confundidos com os da TPM. E por vezes, mesmo com o atraso na menstruação não é fácil saber se a mulher realmente está esperando um bebê.

 

Quando esse atraso ocorre, o primeiro passo que muitas mulheres fazem é realizar um teste de gravidez. Esse pode ser feito com um teste simples comprado em farmácia e por meio de um exame de sangue, que é o mais eficiente.

 

Saiba mais sobre esse método para detectar uma gravidez, tipos, quando fazer, sua eficácia e muito mais.

 

Boa leitura!

O que é um teste de gravidez?

O teste de gravidez é um exame que mostra a presença ou ausência do hormônio beta-HCG na urina ou no sangue. Esse hormônio passa a ser produzido a partir do momento que o óvulo é implantado, o que caracteriza uma gravidez.

 

Assim, quando o resultado é positivo ele identifica a presença  do beta-HCG.

Os métodos para detectar uma gravidez pode ser feito através de testes vendidos em farmácia, onde pode se detectar a positividade através da urina e exames de laboratório, onde é feita uma coleta de sangue.

Quando o teste é de farmácia, alguns recomendam que a paciente urine diretamente sobre a fita do teste e outros vem com um recipiente para ser coletada a urina e a fita ser então mergulhada dentro. As instruções podem variar de um kit para outro, por isso é importante ler atentamente as instruções antes de realizar o teste para que seja feito corretamente.

Saiba tudo sobre gravidez, da fecundação ao parto.

Quais os sintomas que podem levar a fazer o teste?

Alguns sintomas podem ser indicativos de gravidez e levar as mulheres a buscar métodos para constatar a gravidez. Alguns sinais mais comuns são:

 

  • Atraso na menstruação
  • Enjoos
  • Mamas maiores e doloridas
  • Aréolas mais escuras
  • Pequeno sangramento
  • Maior frequência urinária
  • Aumento abdominal
  • Prisão de ventre e aumento dos gases
  • Gases e cólicas pouco intensas
  • Aversão a cheiros fortes
  • Desejos estranhos
  • Instabilidade emocional
  • Aumento da libido
  • Aumento da salivação
  • Ronco
  • Inchaço da vulva
  • Aumento da transpiração
  • Coceira
  • Flatulência

No entanto, para confirmar se esses sintomas são de uma gravidez, é necessário fazer um teste de farmácia ou exame de sangue.

Como saber se estou grávida fazendo teste de farmácia?

O teste de farmácia é feito através de uma amostra de urina que pode detectar o hormônio.

Se você está com a menstruação atrasada e suspeita de uma gravidez, pode confirmar a positividade ou negatividade dessa possibilidade através de um teste que pode ser comprado em farmácias, sem prescrição e que muitas vezes custam menos de 20 reais.

 

O exame de farmácia pode ser encontrado em várias marcas e pode conter um bastão com a fita dentro ou um pote e a fita separada. É importante seguir as instruções corretamente e a partir disso os resultados costumam ser muito eficazes.

Os testes podem ser feitos da seguinte maneiras, conforme as instruções do fabricante:

  • Urinar diretamente na fita;
  • Coletar a urina em um copo e em seguida mergulhar a fita no recipiente;
  • Coletar urina em um copo e usar um conta-gotas para depositar a urina na fita.

Para ter certeza de qual procedimento é o correto para o teste de gravidez que você comprou, leia com atenção e siga as instruções da bula do produto.

Em todos os tipos, é necessário aguardar alguns minutos para os resultados aparecerem.

A fita dos testes geralmente vem com duas linhas e elas podem representar uma cor ou um símbolo (+) indicando positivo e (-) indicando negativo para a gravidez.

Os resultados dos testes de gravidez costumam ser da seguinte maneira:

  • Duas riscas na fita: teste positivo, ou seja, confirma a gravidez
  • Uma risca: teste negativo, que pode apresentar duas possibilidades: ou você não está grávida ou ainda é muito cedo para a gravidez ser detectada.

O que significa quando a segunda risca sai borrada?

Quando você faz um teste de farmácia e o resultado da segunda risca aparece borrado, ainda é um sinal de que o exame deu positivo. Esse borrado pode sair pouco firme devido a uma quantidade menor de hormônio beta HCG, então o ideal é repetir o exame para comprovar o teste positivo. Para tirar essa dúvida de forma mais eficaz, é importante fazer um exame de sangue.

Como saber se estou grávida fazendo exame de sangue?

Procurar um médico ao notar sintomas da gravidez é sempre o mais recomendado.

O exame de sangue beta HCG é o método mais eficaz para se confirmar uma gravidez, ele inclusive pode detectar a gravidez antes mesmo do atraso menstrual. No entanto, se uma mulher desconfia estar grávida, mas fez o teste antes da menstruação atrasar, o teste pode não conseguir detectar o beta HCG no organismo e dar falso negativo e é importante fazer um novo exame.

O resultado do exame de sangue beta HCG é expresso de forma quantitativa, ou seja, tem as medidas de concentração do hormônio no sangue. Esses valores costumam ser variáveis e mudam de mulher para mulher e de laboratório para laboratório, conforme o método de medição que eles usam.

Na maior parte dos laboratórios, quando o resultado aparece acima de 5 UI/L significa que o exame deu positivo e a mulher está grávida. Ao fazer a avaliação, o médico leva em consideração as quantidades do hormônio.

Existe dia certo para fazer o teste de gravidez de farmácia?

O teste comprado nas farmácias não precisa de prescrição e pode dar o resultado em 5 minutos.

Muitas pessoas costumam ter dúvidas sobre dias e horários para fazer um teste de gravidez de farmácia. Para esse teste funcionar, ele deve ser feito cerca de 2 a 5 dias após o atraso menstrual, período em que a concentração do hormônio beta-HCG está muito baixa para ser detectada pela urina poucos dias após a fecundação e antes do que seria a menstruação.

Alguns exames afirmam conseguir ser mais sensíveis e captar o beta-HCG mesmo em baixas concentrações. É importante observar na hora de comprar.

Algumas mulheres não têm ciclos menstruais regulares e é importante que façam a conta baseada na duração do ciclo mais longo. Assim, se o período entre as menstruações varia de 25 a 35 dias, dependendo do mês, a paciente deve considerar atraso se não ficar menstruada após 35 dias da última menstruação. É recomendado também procurar um ginecologista.

Além disso, o horário do dia também é importante para a eficácia do teste. A primeira urina da manhã ou aquela feita com um intervalo de quatro horas antes da anterior tem uma maior concentração do hormônio beta-HCG e esses podem ser os melhores horários.

Os exames de farmácia são eficientes, mas se é importante confirmar a gravidez o mais rápido possível, procure fazer um exame de sangue. Nesse exame o hormônio pode ser encontrado na corrente sanguínea, cerca de 7 a 10 dias após a ovulação, ou 5 dias antes do começo da menstruação.

Como fazer o teste de gravidez em casa?

Quando o teste marca duas riscas, é sinal de que o resultado de gravidez é positivo

Você pode comprar um teste de gravidez na farmácia sem prescrição médica. Ele vem com um bastão composto de uma fita dentro que irá mostrar um risco para negativo e dois riscos para positivo, ou podem mostrar um símbolo de positivo e negativo. É importante seguir as instruções corretamente para que os resultados sejam eficazes.

O exame pode ser feito da seguinte maneira, conforme as instruções:

  • Urinar diretamente na fita;
  • Coletar a urina em um copo e em seguida mergulhar a fita no recipiente;
  • Coletar urina em um copo e usar um conta-gotas para depositar a urina na fita.

Os resultados podem demorar entre 1 a 5 minutos para aparecer, dependendo do tipo e marca do produto. Na dúvida, leia as instruções.

Teste de gravidez positivo

O exame de sangue ainda é o mais eficaz para se confirmar uma gravidez.

Quando aparecem duas riscas o resultado é positivo, significa que você está grávida. Hoje os laboratórios normalmente atribuem uma eficácia de 95 a 99 % do teste. Para ter certeza, procure um médico e faça o exame de sangue Beta-HCG.

Apesar de raro, é possível obter um falso positivo no teste de gravidez de farmácia. Um falso positivo pode acontecer se a grávida não prosseguir logo após o óvulo ser fertilizado ou está ingerindo medicamentos que contém beta-HCG, como por exemplo os remédios usados para fertilidade.

Outros problemas como gravidez ectópica e menopausa também podem contribuir para um resultado enganoso.

É importante saber que caso você repita o teste dias depois e ele dê negativo e sua menstruação ocorre, é possível que tenha ocorrido um aborto espontâneo. Busque um médico para saber mais como proceder.

Teste de gravidez negativo

Quando o resultado é negativo, você provavelmente não está grávida, porém alguns resultados negativos têm chances de estarem errados. Isso é conhecido como um falso negativo. Um teste de gravidez falso negativo pode acontecer nos seguintes casos:

  • Quando é feito muito cedo, em um período em que o beta-HCG pode ainda não estar detectável na urina. Para ter resultados mais precisos, faça o exame de sangue ou refaça o teste de farmácia uma semana depois;
  • Não deixar a fita fique em contato com a urina no tempo necessário, isso faz com que o teste não identifique o hormônio presente na urina. É importante marcar o tempo de acordo com as instruções da embalagem;
  • Realizar o teste com uma urina muito diluída. Por isso é recomendado fazer com a primeira urina da manhã.

Caso o resultado seja negativo, mas a menstruação não começar  dentro de alguns dias, é recomendado fazer o teste novamente, principalmente se o primeiro foi feito antes ou logo após o dia previsto para a chegada da menstruação.

Se ao refazer os resultados continuarem negativos, e a menstruação não iniciar, é recomendado procurar um médico e fazer exame de sangue.

Alguns fatores podem levar ao atraso da menstruação, entre eles estão excesso de exercícios, perda de peso, estresse e desequilíbrios hormonais. Se você não está grávida, um médico pode ajudar a investigar as causas para essa ausência de menstruação.

O que pode interferir no resultado dos testes?

Alguns medicamentos podem interferir no resultado do teste. Entre eles estão:

  • Prometazina, medicamento usado para tratar alergias;
  • Medicamentos usados para tratar Parkinson;
  • Tranquilizantes;
  • Diuréticos;
  • Anticonvulsivantes;
  • Medicamentos para tratar infertilidade.

 

Se você usa algum tipo de medicação ou está tomando no período em que fez o teste de farmácia, leia a bula para ter certeza que o medicamento não causa qualquer alteração no resultado do exame. Na dúvida, entre em contato com seu médico ou médica.

Contraindicações

Não existem contraindicações para realizar o teste de gravidez de farmácia. Ele pode ser feito quantas vezes a mesma considerar necessário.

Dúvidas  frequentes

O teste de farmácia substitui o exame de sangue?

O teste de farmácia faz a verificação da presença do hormônio beta-HCG através da urina, enquanto o exame de sangue confere o nível de quantidade desse hormônio no sangue, o que dá mais informações importantes ao médico.

A diferença entre os exames é que o de sangue pode ser medido de forma qualitativa ou quantitativa, definindo a quantidade hormonal, que é um dado importante para o acompanhamento médico e que consiga orientar o momento ideal da gestação e para a realização do ultrassom.

Mesmo que a mulher descubra que está grávida através de um teste de farmácia, o ideal é consultar um médico ginecologista e fazer o teste de sangue para dar início ao pré-natal.

Teste de gravidez de farmácia é confiável?

As mulheres sempre tem essa dúvida por ser um procedimento simples, mas os laboratórios normalmente atribuem de 95 a 99% de eficácia aos produtos. Mas é preciso que seja seguido o passo a passo exatamente de acordo com a bula, feito no dia certo, verificar o prazo de validade para que funcione corretamente e tenha um resultado confiável.

Usar algum anticoncepcional pode alterar o resultado do teste?

O uso de anticoncepcionais não altera o resultado. Analgésicos e antibióticos também não alteram o resultado do exame na farmácia, porém, algumas medicações para infertilidade podem conter beta-HCG e essas podem provocar alguma alteração no resultado, por isso mesmo esses medicamentos precisam ser usados apenas sob orientação médica.

O teste pode ser feito mesmo se houve um sangramento no mês?

Durante a gravidez, é comum que algumas mulheres possam ter um pequeno sangramento durante o mês e esse pode ser confundido com a menstruação. Esse sangramento pode ser de menor intensidade e confundir a mulher, mas se você não tem certeza que esse sangue que desceu é menstruação, isso não impede que o teste seja feito, mas os resultados podem não ser confiáveis.

Como saber se um teste é bom antes de comprar?

Ao comprar um teste de farmácia é importante que você leve em consideração alguns fatores como o preço, que pode variar de uma marca para outra, assim como o estado e as condições de armazenamento do produto e data de validade. Outro fator importante a ser levado em consideração é na escolha é que tenham o selo de qualidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Conclusão

Os testes de farmácia podem ser cerca de 90 a 95 % confiáveis.

Quando uma mulher desconfia que está grávida, a primeira coisa que costuma buscar é por um teste de gravidez para tirar dúvidas. Os testes mais conhecidos e simples, são os que costumam ser vendidos em farmácias e podem ser comprados sem prescrição médica.

O teste de farmácia mede a presença do hormônio beta-HCG através da urina e pode ser feito de forma simples, onde a mulher só precisa urinar sobre uma haste que contém uma fita ou mergulhar a fita na urina. Se a fita marcar duas riscas, o resultado é positivo e se marcar duas, é negativo.

Outro teste mais confiável e preciso é o exame de sangue que é feito em laboratórios através de uma coleta de sangue que indica a presença do hormônio beta-HCG de forma precisa.

Os testes costumam ser bastante procurados e se usados de forma correta e estiverem nas condições normais de armazenamento e validade, podem ser de 90 a 95% confiáveis.

Se você leu o artigo e acha que pode estar grávida, agende uma consulta com um médico ginecologista para tirar todas as suas dúvidas. Na Cia. da Consulta você pode agendar de forma rápida e prática para cuidar da sua saúde com todo o conforto, rapidez e bem-estar. Repense sua saúde!

Compartilhe esse artigo para que mais pessoas possam tirar dúvidas sobre métodos para descobrir a gravidez. Veja também mais textos com dicas de saúde para aumentar a sua qualidade de vida e melhorar a sua saúde, leia aqui:

Catarata. Sintomas, diagnósticos, tratamento e cirurgias

Rinoplastia. Cirurgia, pós-operatório e contraindicações 

Pedra na vesícula. Sintomas, causas e cirurgias