Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado por:

Resfriado. Sintomas, tratamento e diferença da gripe

Saiba tudo sobre a doença que mais costuma atingir as pessoas durante a vida.

Provavelmente você já teve resfriado uma ou várias vezes durante a vida. É uma doença que ataca as vias respiratórias e é causado por vírus, ele pode manifestar vários sintomas que podem ser confundidos com gripe e até outras doenças, mas é importante ressaltar que as duas doenças são bem diferentes e pedem tratamentos diferentes.

Aqui você vai saber um pouco mais sobre resfriado, seus sintomas, causas, tratamento e a diferença entre gripe. Aproveite e previna-se para evitar o a doença. Repense a sua saúde.


Saiba quais as diferenças entre gripe e resfriado!

O que é Resfriado?

O resfriado comum é uma infecção causada por vírus e afeta o aparelho respiratório superior, principalmente o nariz e a garganta, provocando tosse, espirros, coriza e congestão nasal.

É um dos tipos de doenças mais comuns que existem. Atinge pessoas de todas as idades, em todos os períodos do ano. Apesar de provocar sintomas incômodos,  é uma doença benigna e raramente gera complicações.

A maior parte das pessoas sequer precisa tomar remédios para se recuperar. O tratamento exige, basicamente, repouso, ingestão de líquidos e boa alimentação.

Causas do resfriado

O resfriado comum pode ser causado por mais de 200 vírus de transmissão por via respiratória, por isso o contágio é eficaz e faz com que as pessoas fiquem resfriadas várias vezes na vida.

 

resfriado fundo verde mostrando o virus da doenca
O resfriado tem mais de 200 vírus que podem transmitir a doença.


Os vírus do resfriado costumam entrar no organismo por meio da mucosa da boca, olhos ou nariz. A forma mais comum de contágio é
através das mãos, que costumam estar contaminadas com vírus adquiridos através do contato manual com pessoas resfriadas ou objetos contaminados e são levadas ao rosto, levando assim os vírus para as mucosas.

Os vírus também podem entrar no organismo, através de gotículas invisíveis espalhadas pelo ar, após uma pessoa resfriada espirrar, tossir ou falar. Para essa forma de contágio, uma pessoa sadia pode estar a menos de um metro de uma pessoa infectada.

Compartilhar ou tocar em objetos contaminados, tais como corrimãos, telefones, copos e outros é uma das principais formas de transmissão da doença.

Diferença entre resfriado e gripe

Muitas pessoas costumam confundir resfriado e gripe por seus sintomas serem parecidos inicialmente, mas saiba que as duas doenças são bem diferentes.

 

São ambas doenças  contagiosas e tem as mesmas formas de transmissão, mas são causadas por vírus diferentes. Alguns sintomas também são comuns como coriza, tosse e espirros. Mas existem outras coisas que diferenciam as duas doenças que são:

Forma de contágio e duração

A gripe é causada pelas famílias de vírus  influenza, por isso é mais forte e mais grave.

A gripe também costuma durar mais tempo, cerca de 7 a 10 dias. Enquanto o resfriado não costuma passar de um período de 5 dias.

Febre

A principal diferença entre a gripe é o resfriado é a febre, na gripe geralmente as pessoas costumam ter febre alta, passando dos 38,5°C.

Quando a pessoa tem um resfriado, ela raramente tem febre, e quando costuma ocorrer, é uma febre baixa, em torno de 37°C e costuma atingir principalmente crianças.

Dores no corpo

Em casos de gripes, as pessoas costumam ter fortes dores musculares a famosa “dor no corpo” e também podem desenvolver dor de cabeça, que pode ser na forma de cabeça pesada, além de dores e ardência nos olhos e garganta.

 

Durante um resfriado, as dores nos músculos, cabeça e garganta são moderadas e não incomodam tanto como em uma gripe e não costuma provocar dor nos olhos.

Complicações

Durante o período de infecção as complicações são raras e quando ocorrem costumam atingir a região dos ouvidos e garganta. Já durante a gripe, quando não tratada adequadamente pode avançar e ter algumas complicações mais sérias, levando a outras doenças como pneumonia.

Fatores de risco do resfriado

resfriado crianca espirrando com a mao na boca
As crianças são as que mais são contaminadas pelo resfriado por não ter a imunidade e hábitos de higiene totalmente formados.


Alguns fatores aumentam as chances de uma pessoa adquirir o vírus e desenvolver a doença. Entre eles estão:

Idade

As crianças são as que mais são atingidas  pela doença, já que são os principais portadores dos vírus causadores da doença. Isso ocorre devido a elas não terem ainda hábitos de higiene totalmente formados, o que faz com que contaminem umas as outras, facilmente.

Por isso, crianças em idade escolar ou que brincam com outras crianças em parques e prédios, são facilmente contaminadas pelo vírus e transmitem ele a outras pessoas também.

As crianças por serem mais facilmente atingidas, acabam levando  os vírus do resfriado para casa e contaminam também os pais, irmãos e outros parentes. Os professores também costumam ser atingidos devido ao convívio com crianças na escola.

Imunidade

Por terem o sistema imunológico ainda em formação, as crianças estão mais suscetíveis a várias infecções. Por conta disso, o vírus causador do resfriado costuma atingir esse grupo mais vezes.  É importante ressaltar que cada resfriado é único, visto que há mais de 200 vírus diferentes e é possível que os resfriados sejam provocados por vírus diferentes.

Época do ano

Durante os períodos de frio o resfriado costuma ter maiores índices de contágio, visto que nessa época as pessoas costumam ficar aglomeradas em lugares sem ventilação, o que facilita a transmissão dos vírus.

Sintomas de Resfriado

resfriado homem com as maos no nariz
Espirros e congestão nasal são os principais sintomas do resfriado.

O resfriado costuma apresentar sintomas cerca de dois a três dias após uma pessoa ter tido contato com o vírus, podendo chegar a até uma semana. Os sintomas são visíveis no nariz e na garganta, e duram cerca de 3 ou 4 dias.

Pessoas com doenças respiratória ou fumantes podem ter um resfriado por um maior período de tempo, entre 7 a 10 dias.

Os sintomas comuns do resfriado são os seguintes:

  • Congestão nasal;
  • Secreção nasal clara;
  • Garganta irritada e dor;
  • Espirros frequentes;
  • Febre, (essa pode ocorrer em crianças pequenas e geralmente é baixa);
  • Adultos e as crianças maiores não tem febre.

Quando procurar ajuda médica

Os Resfriados dificilmente costumam levar os pacientes ao médico, exceto quando atingem crianças muito pequenas e podem provocar febre. Nesse caso é importante  consultar um médico para afastar a possibilidade de outras doenças.

Entre as especialidades que você pode buscar ao sentir os sintomas de um resfriado estão:

Diagnóstico de Resfriado

Um resfriado pode ser diagnosticado por meio dos sintomas relatados pelo paciente e através de observação clínica, isso quando há a necessidade de ir ao médico.

 

Caso haja  febre que geralmente é baixa, pode ser o indicativo de outras doenças e isso indica a importância de investigar a causa.

Tratamento para o Resfriado

resfriado mulher usando um descongestionante nasal
Usar remédios para aliviar a congestão nasal podem ajudar no resfriado.

Não existe uma medicação e nem vacina para o vírus do resfriado e a doença geralmente apresenta um quadro bastante benigno.

O tratamento mais recomendado é que o paciente faça repouso absoluto, ingira bastante líquido para hidratar e corpo e as mucosas superiores e faça uma alimentação saudável.

Medicamentos para tratar o Resfriado

Alguns medicamentos são recomendados para tratar os sintomas que podem causar desconforto, como o nariz entupido, tosse seca, coriza nasal ou a dor de garganta.

Somente um médico pode recomendar o medicamento mais indicado para o seu caso, assim como a dosagem correta a ser tomada e a duração do tratamento.

Evite tomar remédios por conta própria, eles podem provocar alergias em pessoas que possuem sensibilidade às fórmulas e também podem provocar outros sintomas.

Convivendo/ Prognóstico com o resfriado

resfriado mel canela e gengibre em cima da mesa para uma receita de cha
Receitas caseiras com mel, limão e gengibre são muito utilizadas para melhorar os sintomas do resfriado.

É muito comum as pessoas utilizarem algumas soluções caseiras como  tratamento alternativo para o resfriado. Elas não têm aval médico mas ajudam o paciente no tratamento do resfriado.

Veja algumas dicas:

Tomar uma sopa ou canja de galinha

Caldos como sopa e canja de galinha são ótimos aliados para alimentar o corpo com nutrientes e ajudar a expulsar o vírus do resfriado. O caldo quente pode ajudar você a se sentir melhor.

Tomar vitamina C

A vitamina C é popularmente conhecida  para evitar resfriados. Algumas pesquisas porém apontam que ela não previne o resfriado na maioria dos adultos, mas pessoas que tomam vitamina C regularmente tem a imunidade fortalecida e costumam ter resfriados mais curtos e com sintomas  brandos.

A vitamina pode ser encontrada em frutas como a acerola, laranja, limão, kiwi, entre outras.

Tomar Zinco

O zinco é popularmente vendido como forma de suplementos e se tomado constantemente, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e prevenir as pessoas de resfriados ou deixá-los mais leves caso contraídos.

Possíveis complicações do resfriado

Um resfriado comum não costuma causar grandes complicações, mas dependendo do estado de saúde do paciente pode levar a outras doenças como:

  • Infecção de ouvido (otite média). Que pode se manifestar se a pessoa resfriada tiver muita dor no ouvido;
  • Sinusite. Pode ocorrer quando a secreção eliminada pelo nariz se torna grossa e amarelada;

Resfriado tem cura?

resfriado mulher sentada na cama limpando o nariz
Ficar em repouso e se alimentar bem é muito importante para melhorar do resfriado.

O resfriado costuma ser uma doença de baixa gravidade, na maioria dos casos seus sintomas duram cerca de uma semana.  Logo, é curado facilmente.

Caso o resfriado dure mais de sete dias, fale com o seu médico para excluir a possibilidade de alguma infecção, alergias  ou outro problema terem se desenvolvido no corpo.

Prevenção do resfriado

Algumas medidas são importantes e necessárias para prevenir o resfriado. Siga e previna-se dessa e de outras doenças.

Lave sempre as mãos

É muito importante que crianças e adultos lavem as mãos depois de espirrar ou limpar o nariz. Após voltar da rua depois de ter frequentado ambientes com outras pessoas, também é importante lavar as mãos.

Uma boa dica para manter as mãos limpas mesmo estando na rua, é ter álcool em gel para higienizar as mãos sempre que precisar.

Evite o cigarro e o fumo passivo

A fumaça de cigarro é responsável por muitos problemas de saúde, por isso é importante manter-se se longe dela ou evitar de fumar. O cigarro pode piorar os sintomas dos resfriados, tanto para quem fuma como para fumantes passivos.

Evite tomar antibióticos desnecessários

Não tome antibióticos para melhorar do resfriado, pois os vírus não são sensíveis a antibióticos. Pelo contrário, isso pode ajudar a enfraquecer o seu sistema imunológico.

Amamente o seu bebê

O leite materno ajuda na proteção contra infecções do trato respiratório, mesmo alguns anos após  anos após o período em que a criança mama. As crianças que não foram amamentadas têm cinco vezes mais chances de contrair resfriados e  infecções como as de ouvido.

Tome bastante água

Ingerir bastante líquido, de preferência água, faz com que  o sistema imunológico funcione corretamente.

Durma o suficiente

Deixar de dormir o suficiente faz com que a sua imunidade baixe e você fique mais propenso a desenvolver doenças. Dormir 8 horas por dia é o ideal para manter a sua saúde em dia.

Conclusão

resfriado mulher deitada na cama limpando o nariz
O resfriado é a doença que mais atinge as pessoas no mundo e apesar dos sintomas incômodos, não é uma doença grave.

O Resfriado é uma infecção viral que atinge as vias respiratórias superiores e pode infectar pessoas de todas as idades. O vírus costuma entrar no corpo pela boca, olhos e pelo nariz. Os principais sintomas são febre alta, dificuldade para respirar, sonolência excessiva, dor de ouvido, entre outros.

Os vírus mais comuns da doença pertencem à família do rinovírus, que são altamente contagiosos. O contágio pode acontecer pelo ar ou pelo contato físico.

Crianças e pessoas com imunidade mais debilitada são mais vulneráveis à infecção pelos vírus do resfriado, mas não é uma doença grave e muitas vezes a pessoa contaminada nem precisa tomar remédio, basta ficar em repouso, ingerir líquidos e fazer uma alimentação equilibrada.

Se você tem tido resfriados constantemente é importante consultar um médico. Na Cia. da Consulta você pode agendar sua consulta de forma rápida e prática para cuidar da sua saúde com todo o conforto, rapidez e bem-estar.

Compartilhe esse artigo e ajude as pessoas a saberem mais sobre resfriados. Veja também mais textos com dicas de saúde para aumentar a sua qualidade de vida e melhorar a sua saúde, leia aqui:

Dores nas pernas. O que pode ser?

 

Meningite. Sintomas, causas e tratamento.


Gravidez. Da fecundação ao parto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *