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Estresse. Guia completo dos tipos, tratamentos e sintomas

Saiba tudo sobre a doença mais comum da atualidade.

 

Você fica irritado com frequência, não tem paciência para pequenas coisas, sente preocupação extrema e medos que não consegue descrever, isso pode ser sintomas de estresse.

 

Uma doença cada vez mais comum, que pode atingir pessoas de todas as idades, sexo, cor e principalmente as que levam uma vida muito corrida, sem um período necessário de descanso que passam a interferir no seu humor,  qualidade de vida e nas atividades do dia a dia.

 

O estresse pode ocorrer de vários tipos e aqui você vai saber um pouco mais sobre suas causas, sintomas, como tratar e como prevenir.

 

O que é Estresse?

O estresse é um conjunto de sintomas que provoca mudanças no estado psicológico e físico de diversas formas. Ele pode ser caracterizado por sensações de irritação, medo, desconforto, preocupação, frustração, indignação, nervoso, que são motivadas por diversas razões distintas. Esses transtornos que causam o estresse muitas vezes tem causa desconhecida.

 

Quando o estresse passa a interferir na vida da pessoa, pode causar transtornos de humor e físicos, podendo ser difícil passar dias tranquilos por um longo período.

 

Tipos de estresse

Estudos da Associação Americana de Psicologia, mostram que há três tipos de estresse: estresse agudo, estresse agudo episódico ou estresse crônico. Além desses, existe também o Transtorno do Estresse Pós-traumático.

 

 

Estresse agudo

O estresse agudo ocorre quando a pessoa passa por algum momento ou fato estressante, atingindo o corpo ou a mente. Os sintomas do estresse agudo são em grande parte sintomas ansiosos como:

 

  • ativação psíquica
  • instabilidade de humor
  • apreensão
  • insegurança

 

Outros sintomas físicos de quem passou por estresse agudo costumam ser:

– Dor de cabeça tensional
– Dor nas costas
– Dor na mandíbula
– Dores musculares em geral
– Azia
– Flatulência
– Diarreia
– Palpitações cardíacas
– Aumento de pressão
– Mãos suadas com frequência

 

Estresse agudo episódico

 

O estresse agudo episódico ocorre quando os estímulos que causam as reações agudas ao estresse se repetem com frequência. Neste caso, os sinais são os sintomas do estresse agudo costumam ser:

– Dores de cabeça tensionais persistentes
– Enxaquecas
– Hipertensão
– Dor no peito
– Doenças cardíacas

 

 

Estresse crônico

Esse tipo ocorre quando uma pessoa se mantém continuamente estressada, e isso passa a ser parte de sua rotina, o estresse pode então se tornar crônico. Aqui as reações do corpo ao estresse e os sintomas não passam e podem afetar diversas áreas da vida. O estresse crônico é um fator de risco para da ansiedade e depressão.

O estresse crônico é muito prejudicial ao corpo principalmente porque alguns hormônios, particularmente o cortisol, começam a atuar no corpo. E quando o cortisol fica muito elevado, seja durante dias, semanas, passa a gerar problema para o organismo, que não deve ter esse hormônio em sobrecarga.

Pessoas com estresse crônico apresentam sintomas físicos e emocionais, como:

– Fadiga
– Desgaste físico e emocional
– Mal estar
– Cansaço
– Esgotamento
– Dificuldade em relaxar e descansar
– Desânimo
– Tristeza
– Sensação de fracasso
– Dificuldade de sentir prazer
– Alteração do sono

Transtorno do estresse pós-traumático

Se o episódio que desencadeou o estresse agudo, é possível que haja o desenvolvimento do estresse pós-traumático (TEPT). Esse tipo pode ser definido como um distúrbio de ansiedade que traz um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais.

 

Esse quadro pode ocorrer devido à pessoa ter sido vítima ou testemunha de atos violentos ou de situações traumáticas. Quando ele se recorda do fato, passa a reviver o episódio como se estivesse ocorrendo naquele momento e com a mesma sensação de dor e sofrimento do momento.

 

Essa recordação, é conhecida como revivescência e desencadeia alterações neurofisiológicas e mentais, podendo também ser físicas.

Sintomas de Estresse

estresse homem estressado no trabalho
O estresse é um conjunto de fatores que atingem o corpo e a mente.

O estresse é um sentimento normal, podendo atingir todas as pessoas. No entanto, quando o estresse é muito grande, é possível senti-lo no corpo por meio de algumas reações específicas. Uma forma de reparar, quando você está muito estressado é através dos seguintes sintomas:

– Ritmo cardíaco acelerado
– Batimento fora do ritmo
– Respiração acelerada
– Excesso de  suor
– Tremores pelo corpo

Sintomas físicos do estresse

O estresse além de causar transtornos psicológicos, também se manifesta no corpo, podendo ser a a longo e a curto prazo. Os sintomas físicos do estresse são:

– Necessidade frequente de urinar

  • Intestino solto
  • Boca seca
  • Dificuldades para engolir
  • Dificuldade para dormir
  • Queda de cabelo em excesso
  • Cansaço demasiado
  • Alergias de pele
  • Gastrite e úlceras
  • Tensão muscular
  • Imunidade baixa
  • Dores de cabeça
  • Alterações de apetite
  • Acne incomum
  • Refluxo

 

Se esses e outros sintomas surgirem e estiverem lhe causando preocupação e outros problemas, procure um médico. Além disso, estes sintomas podem não ser exclusivos de estresse, mas também de problemas de saúde mais graves que estejam se desencadeando.

 

Causas do Estresse

As causas do estresse podem ser diversas, uma pessoa pode sentir estresse em momentos importantes de sua vida, possivelmente causados por ansiedade, apreensão e preocupação, como por exemplo:

estresse causas mulher com as maos na cabeça

As causas do estresse podem ser várias assim também como os sintomas.
  • Começar em um trabalho novo ou escola nova;
  • Mudar-se para uma casa nova
  • Casar-se
  • Ter um filho
  • Terminar um relacionamento
  • Adquirir uma doença, seja com você ou com um amigo ou ente querido;
  • Sentimentos de estresse e ansiedade são comuns em pessoas que se sentem deprimidas e tristes também.

 

Alguns remédios podem provocar ou piorar os sintomas de estresse. Estes podem incluir:

  • Medicamentos inalados usados para tratar asma;
  • Remédios para tireoide;
  • Algumas pílulas dietéticas;
  • Alguns remédios para resfriado;
  • Produtos com cafeína, cocaína, álcool e tabaco;

Quando essas sensações ocorrem com frequência, a pessoa passa a ter distúrbios de ansiedade. Além disso pode causar outros problemas como:

– Transtorno obsessivo compulsivo (TOC);

-Síndrome do pânico;

– Transtorno por estresse pós-traumático (TEPT);

Buscando ajuda médica

Especialistas que podem diagnosticar estresse são:

  • Psiquiatras;
  • Psicólogos;
  • Clínico geral.

Quando o quadro do estresse estiver alto e passar a atrapalhando seu dia a dia, é importante consultar profissionais da saúde para que os sintomas sejam reduzidos.

 

Tratamento de Estresse

O tratamento para estresse deve ser feito com medicamentos, algumas mudanças de atitudes ou com alternativas naturais e caseiras. Só um médico ou psicólogo pode dizer qual o melhor tratamento para você.

estresse crianca brava com as maos na cabeca
O estresse pode atingir adultos e crianças e deve ser tratado.

Algumas opções naturais podem funcionar para aliviar o estresse:

– Comer alimentos com triptofano, que é um aminoácido que ajuda a reduzir marcadores bioquímicos do estresse, em particular o hormônio cortisol, que se alto apresenta muitos efeitos adversos no corpo humano.

Os alimentos fontes de triptofano são: peixes, peru, ovo, nozes, castanhas, leguminosas (feijão azuki, lentilha, soja), semente de abóbora, levedo de cerveja, linhaça, aveia, arroz integral, chocolate amargo e queijo tofu.

Outra coisa que funciona também é fazer massagem para aliviar o estresse, as massagem terapêuticas são bastante recomendadas e qualquer pessoa pode fazer, independente da idade.

 

As massagens além de livrar os músculos das tensões, ajudam também a amenizar alguns desequilíbrios como a dor, fadiga e má postura.

A Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) recomenda algumas formas de reduzir o estresse:

  • Identifique a causa do seu estresse;
  • Monitore seu estado mental ao longo do dia. Quando você se sentir estressado, escreva o motivo.
  • Construa bons relacionamentos.

Lidar com pessoas pode ser uma fonte de estresse, mas passar momentos com quem você ama e se sente bem pode aliviar esse sintoma.

 

 

  • Faça caminhadas

Quando o estresse toma conta do nosso corpo e mente, é possível que você sinta vontade de reagir às situações de maneira impulsiva, colocando muito a perder.

 

 

  • Descanse bem

Quase metade dos adultos estressados ficam acordados à noite. Para que você tenha uma boa noite de descanso, não tome bebidas com cafeína e remova as distrações do seu quarto, como televisão e computador. Também é recomendado ter uma hora certa para dormir.

 

 

  • Busque ajuda

Se nenhuma destas alternativas ajudar, não demore em procurar um psicólogo ou psiquiatra. Esses profissionais poderão ajudar a identificar situações que contribuem para seu estresse crônico, realizar um tratamento e traçar um plano para combatê-lo.

 

Prevenção do Estresse

O estresse só é negativo quando se torna excessivo. E isso ocorre devido a  problemas e situações do dia-a-dia, onde as pessoas são tomadas por tantas preocupações que o estresse em excesso tem se tornado um problema comum dos tempos de hoje e por qualquer motivos as pessoas tornam-se estressadas.

 

Esses sintomas podem ser prevenidos com algumas mudanças simples no seu cotidiano. Pequenos hábitos, como respiração correta e mudanças no dia-a-dia que ajudam a controlar e evitar o problema.

Com as dicas a seguir, é possível reduzir o estresse:

Alimentar-se de forma balanceada

Uma alimentação balanceada ajuda a melhorar os sintomas do estresse.

A alimentação pode ser um remédio para os problemas. Montar pratos equilibrados na hora de se alimentar, ajuda o organismo de muitas formas. É importante também fazer um consumo adequado de gorduras, carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais, essenciais para o bem-estar do organismo.

 

Esses nutrientes diários irão ajudar no aumento da energia e vitalidade que precisamos para enfrentar os problemas do cotidiano. Se existe carência ou excesso de algum elemento, o nosso corpo precisa fazer um esforço para compensar isso, o que gera mais desgaste.

 

Durante um quadro de estresse crônico também há a perda de nutrientes, que passa a ser agravado pelo consumo de itens como cafeína, açúcar e sal.

Praticar atividades físicas

Os exercícios têm diversos impactos positivos para os quadros de estresse. Em primeiro lugar ocorre a liberação de hormônios que otimizam o funcionamento do corpo. A adrenalina age na redução do estresse, o cortisol atua como anti-inflamatório, o glucagon aumenta a quantidade de glicose no fígado, o GH (hormônio do crescimento) transmite bem-estar e a endorfina produz a sensação de prazer e melhora a qualidade do sono.

estresse mulher fazendo yoga
Atividades físicas como a yoga ajudam a afastar o estresse.

Existe um mecanismo que os especialistas chamam de senso de propósito, ele ocorre quando fazemos algo com a convicção de que isso está contribuindo para a nossa saúde, e a partir disso geramos para a nossa mente comandos do tipo “isso é bom para mim e para o meu corpo”, “estou indo na direção certa” e “estou cumprindo um propósito que me fará bem”, isso vai alimentando a nossa sensação interna de que merecemos algo bom, somos boas pessoas.

 

Desta forma, a prática de uma atividade física, uma alimentação de qualidade, boas práticas ajudam a mudar um pouco o foco, saindo do problema que ficou incomodando o dia todo e estava causando estresse.

 

Mudar a postura

Ajustar a postura melhor é um benefício para o corpo e mente. O termo “postura”  não significa apenas a forma como recebemos as informações, e sim com a maneira que posicionamos nosso corpo no dia a dia. Os especialistas sugerem um exercício prático para o dia a dia:

 

Primeiro posicione a cabeça para frente e encolha os ombros, curve as costas para frente, como se estivesse deprimido, e tente pensar em algo alegre. Em seguida, espalhe-se na cadeira e depois tente pensar em algo que lhe preocupa, como uma conta para pagar

 

A forma com que usamos o nosso corpo tem um reflexo direto no nosso estado interno e na nossa capacidade de lidar com os problemas.

Sorria mais

Sorrir  ajuda a liberar endorfinas, que são hormônios que promovem a sensação de bem-estar e ajudam a ativar a resposta ao estresse, aumentando a sua frequência cardíaca e pressão arterial, permitindo uma sensação de relaxamento. Esse hormônio também estimula a circulação e ajuda a relaxar os músculos, o que reduz os sintomas físicos do estresse.

Além disso, rir pode ser uma boa alternativa para conseguir ver a situação sobre um ponto de vista ruim ou uma situação estressante de forma diferente.

Dormir melhor

O estresse prolongado é uma agressão ao nosso organismo. E dormir bem é uma das melhores formas do corpo se recuperar desse tipo de ataque. Quando você está descansado, tem uma maior clareza de pensamento e uma habilidade maior para reagir aos estímulos agressores.

Ficar longos períodos sem dormir, pode deixar as pessoas mais desatentas e com os reflexos lentos. Por isso pessoas que dormem pouco tendem a ser mais irritadas e alguns estudos mostram a presença de transtornos de humor com pessoas que trabalham em turnos trocados.

Respirar direito

estresse mulher resopirando perto de flores
A respiração é um fator importante para combater o estresse.

A respiração está diretamente relacionada com as nossas emoções e tem a capacidade de regulá-las. Já que o estado de ansiedade nos faz inalar o ar com mais rapidez e de forma mais rasa, mudar isso  ajuda a acalmar o corpo e a garantir mais equilíbrio. Respirar bem também ajuda a trazer sua atenção ao momento presente. Com isso o estado de ansiedade tende a ser minimizado.

Auto incentivar-se

A psicologia trabalha com um termo chamado “Positive talk” (em livre tradução, algo como fala positiva). O conceito vem do fato de que você conversa consigo mesma como uma forma de alento e carinho.

Algumas pessoas não sabem se incentivar e cultivam pensamentos de injustiça, sofrimento e pesar, além de fazer julgamentos sobre si mesmo que certamente não faria para os outros.

 

O problema é que ter esse tipo de pensamento gera um círculo vicioso, que faz com que a pessoa se vitimize mais e, com isso, fiquem mais propensas a situações de estresse prolongado.

Mantenha o celular distante

Hoje o celular parece parte de nós, mas saiba que ele ajuda a aumentar o estresse das pessoas. O uso excessivo do celular está relacionado com problemas de saúde mental, como depressão, estresse e falta de sono. Foi percebido que aqueles que usam muito seus telefones têm incidências mais altas de estresse, principalmente naqueles que percebiam esse uso como algo estressante.

 

Como muitas pessoas ficam conectadas por hobbie e também devido ao trabalho, por exemplo, por meio de seus celulares, não há um tempo para descanso. Outra questão é o imediatismo desses aparelhos: o uso excessivo do celular, das redes sociais e aplicativos pode colaborar com o estresse, na medida em que se torna mais uma obrigação, por aparecer para outra pessoa a que horas que você visializou o aplicativo ou conversou pela última vez. Claro que não há problemas em se usar o celular, desde que seu uso seja equilibrado.

 

Conclusão

estresse homem com as maos na cabeca
Auto cuidado e Prevenção são importantes para ficar longe do estress.

O estresse é um conjunto de fatores físicos e psicológicos que atingem uma pessoa devido a diversas causas e podem ser prejudiciais para a qualidade de vida e saúde desencadeando outras doenças.

 

O estresse pode ser de vários tipos e pode ocorrer devido a fatores traumáticos, emocionais, doenças, situações novas, ou por causas desconhecidas.

 

O estresse tem tratamento que pode ser conseguido através de acompanhamento psicológico, mudanças de hábitos, entre outros.

 

É importante que você não deixe a correria do dia a dia e os problemas tomarem conta do seu estado físico e mental. Procure sempre se autocuidar, fazer atividades que lhe façam bem, estar cercada por amigos e familiares e ao começar a sentir qualquer sintoma citado acima, procure ajuda. Sua vida é mais importante.

 

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