Carregando
Carregando conteúdo
[contact-form-7 404 "Not Found"]

Dores nas pernas. O que pode ser?

Data

2 ● maio ● 2019
Saúde de A a Z

Um guia para você saber o que pode causar dores nas pernas e se cuidar

Você sente dores nas pernas? Saiba que ela pode ser provocada por diversas causas e é importante descobrir o motivo para não provocar mais problemas para a sua saúde.

 

É importante observar o local exato da dor e lembrar se ela surgiu depois de algum problema. A dor nas pernas também pode ser indicativo de alguma doença, por isso procurar um médico é um caminho importante.

 

Aqui você vai entender melhor os motivos que podem provocar dores nas pernas, como evitar e alguns métodos de tratamento para você se livrar dessa dor incômoda e ter mais qualidade de vida.

 

Boa leitura!

O que provoca dores nas pernas?

A dor nas pernas pode indicar problemas em outras partes do corpo.

A dor nas pernas pode ser causada por diversos fatores, entre eles está a má circulação, dor ciática, varizes, alguns problemas relacionados a coluna, excesso de esforço físico ou neuropatia entre outras coisas.

 

Para identificar a causa da dor nas pernas, é importante observar o local exato da dor, o período de duração e as características da dor, assim como se a dor ocorre nas duas pernas ou somente em uma.

 

Ter dores nas pernas frequentemente pode reduzir a sua qualidade de vida, devido dores ao longo do dia, sua capacidade de locomoção e prejuízos maiores para a sua saúde, por isso a importância de procurar um médico logo que as dores surgirem.

Quando as dores na perna acontece?

 


Dores nas pernas podem ser nas pernas nas variadas situações:

Dor nas pernas quando está em repouso: se você sente dor nas pernas quando está em repouso, seja sentada ou deitada, isso pode indicar problemas de circulação como doença vascular periférica;

 

Dor nas pernas e dor nas costas: Já quando sente dor nas pernas e ela também vem acompanhada de dor nas costas, isso pode ser sintomas de problemas na coluna ou compressão dos nervos, por exemplo. Outras causas menos comuns podem ser lúpus, gota ou doença de Paget;

 

Quando a dor nas pernas surgir acompanhada de cansaço e falta de energia, há possibilidade de ser síndrome da fadiga crônica, fibromialgia ou dor miofacial, por exemplo. É necessário procurar um médico e fazer exames para descobrir a causa.

Possíveis causas da dor na perna

1. Má circulação

Essa é uma das causas da dor na perna, podendo afetar os pés e os tornozelos, que podem ficar inchados e com uma coloração mais arroxeada, isso indica que há dificuldades no retorno do sangue para o coração.

 

Esse problema afeta principalmente os idosos e pode surgir em qualquer hora do dia, mas costuma piorar se a pessoa passar um certo tempo sentada ou em pé, na mesma posição.

 

A má circulação pode ter uma forma mais grave, quando há o surgimento de trombose, que é um pequeno coágulo que se forma nas veias da perna, que pode interromper uma parte da circulação para as pernas.

 

Nos casos de trombose, a dor geralmente se localiza na panturrilha e há muita dificuldade para movimentar os pés. Essa situação pode ocorrer após a pessoa passar por alguma cirurgia ou ao usar anticoncepcional sem orientação médica.

 

Como aliviar: o recomendado para aliviar a dor é deitar de barriga para cima com as pernas para o alto durante 30 minutos. Isso pode aliviar, mas o médico pode indicar o uso de remédios para melhorar a circulação, assim como o uso de meias de compressão elástica.

 

Em caso de suspeita de trombose deve-se ir imediatamente para o hospital.

2. Problemas musculares

O esforço físico depois de alguma atividade pode provocar dores nas pernas.

Quando a dor é muscular, ela pode ter surgido a partir de um esforço físico repentino, seja depois de uma prática de exercício físico intenso ou ao usar um calçado não apropriado e desconfortável, por exemplo.

 

As dores nas pernas de causa muscular podem ser sentidas como um “cansaço nas pernas” e costumam ocorrer normalmente durante a noite.

 

As cãibras são uma causa comum de dores nas pernas de origem muscular e elas normalmente ocorrem durante a noite e são mais frequentes quando a mulher está grávida.

Como aliviar: tomar um banho morno e deitar com as pernas elevadas, pode ajudar a aliviar a dor porque essa prática facilita a circulação sanguínea e reduz o cansaço das pernas.

3. Problemas articulares

As dores nas pernas podem ser relacionadas a problemas ortopédicos como artrite e artrose, principalmente em pessoas idosas.

Nestes casos outros sintomas podem estar presentes como dor nas articulações e rigidez que costumam ocorrer nos primeiros 15 minutos da manhã.

Como aliviar: para o alívio da dor, aplicar uma compressa quente sobre a articulação afetada, como joelho ou tornozelo, durante cerca de 15 minutos pode ajudar. É recomendado também consultar um ortopedista pois pode ser necessário tomar anti-inflamatórios ou fazer fisioterapia.

4. Alterações da coluna

As dores nas pernas quando provocadas por alterações na coluna, podem provocar dores no fundo das costas, glúteos e parte detrás da coxa. Outros sintomas relacionados são sensação de formigamento e fraqueza nas pernas.

 

Quando as dores nas pernas ocorrem ao caminhar, pode ser sintoma de inflamação do nervo ciático ou hérnia de disco, para averiguar isso é importante procurar um médico para fazer um diagnóstico mais preciso.

Como aliviar: para alívio dessa dor, funciona colocar uma compressa morna no local da dor, deixando atuar por cerca de 20 minutos. É importante também aqui evitar esforços, levantar objetos pesados e, em alguns casos, é recomendada a fisioterapia.

Dor nas pernas na gravidez

Quando uma mulher está grávida, sentir dor nas pernas é um sintoma muito comum, principalmente no início da gravidez, período em que há um grande aumento de produção de estrogênio e progesterona, que provocam dilatação das veias das pernas, aumentando o volume de sangue nas pernas da mulher.

 

Quando o bebê começa a crescer no útero e o peso da grávida aumenta, ocorre a compressão do nervo ciático e da veia cava inferior o que provoca o inchaço e dor nas pernas.

Para aliviar o desconforto da má circulação, a mulher pode deitar de barriga para cima, com os joelhos dobrados, fazendo um exercício de alongamento da coluna e descansar com as pernas elevadas. Veja mais soluções para aliviar a dor nas pernas com inchaço durante a gestação nesse vídeo:

Quando buscar ajuda médica


É importante buscar um médico caso você sinta dor nas pernas de forma frequente.

Quando você começar a sentir dores nas pernas frequente, a dor é intensa e associada a outros sintomas, é aconselhado procurar um médico. Outros motivos  importante para buscar ajuda médica são:

– Quando a dor na perna é localizada e intensa;
– Quando a panturrilha fica rígida;
– Em caso de febre;
– Quando os pés e tornozelos estão muito inchados;
– Em caso de suspeita de fratura;
– Quando não permite o trabalho;
– Quando sua caminhada fica dificultada.

Na consulta, informe a intensidade da dor, quando ela surgiu e o que foi feito para tentar amenizar. O médico poderá solicitar exames para indicar o tratamento adequado, incluindo o uso de medicamentos ou fisioterapia.

Remédios para dor nas pernas

Para tratar a dor  nas pernas, é importante descobrir as causas, que podem ser desde um cansaço muscular a problemas ortopédicos nas articulações ou na coluna vertebral, por exemplo.

A dor é mais comum quando está relacionada ao cansaço muscular ou problemas de circulação, como varizes nas pernas e, por isso, a primeira opção de tratamento deve ser  feita para melhorar a circulação sanguínea.

Alguns remédios podem ser usados para melhorar a dor nas pernas e fortalecer a parede dos vasos sanguíneos, eles são usados somente com orientação médica, e podem variar de acordo com o problema que está causando o desconforto. Entre os medicamentos estão:

Anti-inflamatórios: Diclofenaco, Ibuprofeno e Aceclofenaco, que ajudam a diminuir a inflamação das pernas;
Analgésicos: Paracetamol ou Dipirona, para reduzir a dor;
Relaxantes musculares: Musculare e Cizax, ajudam a relaxar o músculo e melhorar a circulação do sangue;

Tratamento caseiro para dor nas pernas

O tratamento natural e caseiro pode aliviar a dor nas pernas dependendo da origem da dor, porém se ela for muito intensa é necessário procurar um médico e tratar com remédios pode ser feito de várias formas:

1. Cansaço muscular

Quando problemas musculares aparecem devido ao esforço excessivo no músculo, como levantar muito peso na academia, pedalar muito ou ficar andando por muito tempo, é recomendado fazer uma massagem no local.

 

O cansaço muscular é uma das causas das dores nas pernas.

Para começar, mantenha as pernas de repouso e aplique uma bolsa de água quente no músculo. Para evitar as dores musculares nas pernas é importante beber cerca de 2 litros de água por dia, pois a hidratação melhora a resistência dos músculos.

2. Varizes e má circulação

Esses problemas circulatórios geram sintomas como pernas inchadas, vermelhas, quentes e doloridas, especialmente no final do dia. Para amenizar esse desconforto, use meias de compressão durante o dia e faça uma massagem dos pés até à coxa, no final do dia.

Para evitar que este problema aconteça de forma recorrente, evite ficar muito tempo sentado ou de pé, faça caminhadas regulares durante o dia, sem fazer grandes esforços.

Conclusão

Buscar tratamentos como fisioterapia para tratar as dores nas pernas.

A dor nas pernas pode surgir por diversas causas, como má circulação, dor ciática, varizes, excesso de esforço fisico ou mesmo neuropatia e, por isso, para identificar a sua causa deve-se observar o local exato, as características da dor e se ela ocorre nas duas pernas ou somente em uma.

 

As dores podem ser diferentes e surgir em condições diversas, normalmente sentir dor em repouso é sinal de problemas de circulação, como doença vascular periférica, já quando há dor nas pernas ao acordar, pode ser sinal de câimbra noturna ou falta de circulação.

 

Quando há dor nas pernas e nas costas, pode ser sintoma de problemas na coluna ou compressão dos nervos, por exemplo. É importante ficar sempre atento às dores que o seu corpo demonstra.

 

Se você sente dores nas pernas frequente ou conhece alguém com os sintomas, a  Cia. da Consulta oferece médicos especialistas para você tratar as suas dores de forma rápida, prática e barata para você cuidar da sua saúde com todo conforto e bem-estar.

 

Compartilhe esse artigo e ajude mais pessoas a tratar as dores nas pernas. Veja também mais textos com dicas de saúde que podem ajudar na sua qualidade de vida e no bem-estar do seu corpo e mente.