Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Postado por:

Dia do Médico

Saiba mais sobre o dia deles que são considerados os verdadeiros heróis da saúde

 

Em algum momento da vida você já precisou de um médico para tratar ou curar alguma doença. Os profissionais da medicina dedicaram parte da sua vida a estudar o corpo humano, as doenças que podem afetá-lo, os métodos de tratamento e cura e como passar isso para você.

Como reconhecimento pela missão de curar e salvar a vida das pessoas, eles ganharam um dia dedicado somente a eles, o dia 18 de outubro. Essa data também foi escolhida em alusão a São Lucas, o santo padroeiro da medicina.

 

Dados mostram que em 2020 o Brasil terá ultrapassado o número de meio milhão de médicos.  

 

São eles que cuidam da saúde do nosso corpo e mente desde o momento em que nascemos e conhecem cada sintoma e a melhor forma de tratá-los.

 

Os médicos além de dominar a parte teórica da medicina, também precisam ter muita atenção para atender os pacientes e fazer com que eles se sintam confortáveis em deixá-los cuidar da sua saúde, estabelecendo uma relação de confiança entre médico e paciente.

 

Aqui você vai saber um pouco mais sobre a história do dia do médico, como surgiu e vai ver também algumas mensagens para homenagear esse profissional que pode ajudar a restaurar a sua saúde e homenageá-lo não só no dia dele, mas em sempre que precisar.

 

O que é o dia do médico?

O médico é o profissional da saúde responsável por descobrir, tratar e curar as doenças que atingem as pessoas, fornecendo a elas suporte e indicações necessárias e adequadas para a cura de sua enfermidade.

 

O profissional da medicina também é o responsável por indicar formas e métodos de prevenção para as doenças orientando os pacientes para que eles possam ter mais bem-estar e qualidade de vida para que possam gozar de saúde.

 

dia do medico pediatra cuida de criancas
Os médicos são os profissionais que cuidam das nossas vidas desde que nascemos.

Um bom médico deve sempre se aperfeiçoar constantemente, mantendo-se sempre bem informado e atualizado a respeito das novas descobertas científicas, conhecer novos tipos de exames, medicamentos, tratamentos, além de estar atento às novas doenças que surgem.

 

É de extrema importância que além do embasamento teórico o médico também tenha um cuidado especial com cada um de seus pacientes, promovendo uma relação de confiança e de empatia no cuidado e na relação com o paciente, isso é fundamental para o andamento e sucesso do tratamento.

 

É fundamental que o médico explique ao paciente de maneira atenciosa e cuidadosa o que está acontecendo com a sua saúde, abrindo espaço para o paciente tirar as suas dúvidas e relatar exatamente o que lhe aflige, estabelecendo assim uma relação de confiança entre médico e paciente.

 

Essa forma de se relacionar com o paciente também é importante em momentos difíceis como precisar informar a um paciente que ele está com uma doença terminal. Nesse momento o médico deve ser preparado para encarar a morte e ajudar os pacientes e seus familiares a passar por esse momento delicado e difícil.

 

Além de toda essa responsabilidade com os pacientes, o médico pode enfrentar grandes dificuldades no dia a dia durante o seu trabalho, como, falta de estrutura e recursos em muitos hospitais, o que pode fazer com que os médicos não consigam desempenhar o seu papel de maneira adequada, gerando frustração e reclamação dos pacientes.

 

Porque se comemora o dia do médico?

 

dia do medico cirurgiao geral plastico vascular
Os médicos são os profissionais que dedicam vários anos de suas vidas para os cuidados com a saúde das pessoas.

A medicina é, sem dúvidas, uma das áreas de conhecimento que exigem do profissional um maior comprometimento e responsabilidade, tanto em relação aos cuidados com os seus pacientes como em relação às atualizações científicas na área da medicina.

 

Em meio a tantos desafios, os profissionais da medicina merecem que o dia 18 de outubro seja um dia para o seu reconhecimento profissional e de extrema importância para a saúde da sociedade.

O dia do médico é comemorado tanto no Brasil como em outros países como Portugal, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia e Inglaterra. Nos Estados Unidos, o dia do médico é comemorado no dia 30 de março, uma data alusiva ao aniversário da primeira vez que a anestesia foi administrada em um paciente, em 1842.

A maioria dos países e civilizações do mundo valorizaram os médicos ao dar uma data significativa a eles.

 

São Lucas e o Dia do Médico

No dia 18 de outubro é comemorado o Dia do Médico, um profissional responsável por cuidar e promover a saúde de toda a população. Essa data foi escolhida em referência ao Dia de São Lucas, o santo padroeiro da medicina e protetor dos médicos.

 

dia do medico homem
O dia do médico é no mesmo dia de São Lucas, o santo protetor da medicina.

São Lucas teria sido discípulo do apóstolo de Jesus Cristo, São Paulo, que o chamava de “Lucas, o amado médico”, devido a sua personalidade carismática, segundo a tradição, ele escreveu um dos livros dos Evangelhos e o livro de Atos dos Apóstolos.

 

Nestes escritos, ele contou muitas histórias de Cristo, inclusive algumas das muitas curas e milagres que presenciou. São Lucas estudou medicina em Antioquia (atual Turquia), e foi chamado pelo apóstolo Paulo de “amado médico” na epístola aos Colossenses. Ele é considerado patrono dos médicos desde o século XV.

 

Frases para o dia do médico

Os médicos estão com a gente desde o dia do nosso nascimento e podem ser homenageados por toda a vida. Alguns pensadores escreveram frases também para homenagear os guardiões da saúde no seu dia.

 

dia do medico equipe de especialistas
Médicos são os guardiões da nossa saúde no momento em que mais precisamos.

“Médico é um título. O exercício da medicina com amor, um dom divino.” Jaelson

“Não é o diploma médico, mas a qualidade humana, o decisivo.” Carl Gustav Jung

“Pensa bem enquanto há tempo. Mas se, indiferente à fortuna, aos prazeres, à ingratidão; e sabendo que te verás, muitas vezes, só entre feras humanas, ainda tens a alma estoica o bastante para encontrar satisfação no dever cumprido, se te julgas suficientemente recompensado com a felicidade de uma mãe que acaba de dar à luz, com um rosto que sorri porque a dor passou, com a paz de um moribundo que acompanhastes até o final; se anseias conhecer o Homem e penetrar na trágica grandeza de seu destino, então, torna-te médico meu filho.”  Esculápio.

“Queres ser médico, meu filho? Essa aspiração é digna de uma alma generosa, de um espírito ávido pela ciência. Mas, pensastes no que se transformará tua vida? […]

“O médico que conhece as propriedades do corpo humano, as doenças que o atacam e os remédios que podem beneficiar-lhe, que exerça a sua arte com prudência, dando igual atenção aos ricos e os pobres.” – Benjamin Franklin, cientista, inventor e político

 

Mensagens para o dia do médico

Veja algumas mensagens que podem ser mandadas para o seu médico no dia dele ou em algum outro momento de gratidão pelo sucesso de um tratamento, cura de uma doença, nascimento de uma criança ou mesmo para lembrá-lo da importância dele na sua vida.

 

dia do medico momentos importantes

Os médicos estão presentes nos momentos mais importantes da nossa vida.

 

Nosso sincero agradecimento de quem sabe que, sem você, nossa vida não seria tão feliz. Feliz dia do médico!

 

Que dia especial… Deve ser por isto que sinto a luminosidade maior do sol, com certeza é Deus abençoando tão amorosa e digna profissão. Suas incansáveis horas de dedicação, de carinho, de atenção, a cada um de seus pacientes, que trazem dentro do coração seu nome escrito com letras douradas. Feliz dia do Médico!

Chega a ser difícil conseguir as palavras certas para traduzir o agradecimento que você merece. Possui a paciência necessária, nunca desacreditando no potencial de cada um. Parabéns pelo seu dia, as suas vitórias e conquistas são contadas pelos sorrisos nos rostos daqueles que recuperam o prazer da vida.

Que o Senhor o (a) ilumine e continue sempre com esse exemplo de luta e coragem, dignos de serem seguidos. Com certeza é uma simples homenagem que faço a alguém tão especial e merecedor(a) de todo nosso respeito. Que Deus celestial continue abençoando seus caminhos, obrigado(a) por tudo!

Quando nascemos, recebemos diferentes missões. A sua missão é de salvar vidas! Pelo talento de suas mãos, transforma todo homem em bonança. Sua alma não se contém diante do desespero de uma criança ou de um idoso. Por isso, você vai operando milagres, trazendo esperança a corações desesperançados. Obrigado e parabéns!

Falar de seu ofício de médico não é fácil. Existem muitas dificuldades e seu trabalho é incansável. Sabemos que você o faz por amor ao ser humano, altruísta sempre. Não há tempos, nem momentos para fazer o bem, por isso, devemos a você nossa saúde. Você não escolhe dia para exercer a sua profissão. Para você, todo dia é dia de salvar vidas. Por isso, seremos sempre gratos e rendemos nossas homenagens. Feliz dia do médico!

Não há prova maior de amor que o cuidar do próximo. Médicos, obrigado por estarem sempre dispostos a salvar nossas vidas e a protegê-las”

Há médicos do corpo e médicos da alma. Felizes são aqueles que, como você, conseguem reunir as duas profissões. Feliz Dia do Médico!

 

Principais eventos do dia do médico

Registros mostram que o Dia do Médico foi comemorado pela primeira vez em 1953, durante um congresso da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), realizada na cidade Dallas. Ali foi instituído o dia 3 de dezembro como Dia da Médico em homenagem ao Dr. Finlay (que descobriu a origem e o modo de transmissão da febre amarela).

 

Mesmo tendo apresentado as suas descobertas sobre a origem e modo de transmissão da febre amarela em 1881, as teorias de Carlos Finlay só foram aceitas em 1901.

 

No Brasil e em algum países da Europa como Portugal, Espanha e Itália, dedicou-se o dia 18 de outubro como o Dia do Médico, pois esse também é o dia em que nasceu São Lucas, o santo considerado o protetor dos médicos.

Vários eventos são preparados pelos órgãos da medicina em homenagem aos médicos e essa comemoração vai muito além de eventos, pode ser vista também em monumentos, museus, filmes e documentários como esses:

O monumento “As Bovedas”, localizado em San Felipe na Cidade do Panamá, foi criado para homenagear os médicos. Há uma placa em homenagem ao Dr. Carlos Finlay onde está escrita uma nota de agradecimento por suas valiosas contribuições para a medicina;

Em vários países da América Latina também é possível encontrar museus dedicados à medicina, entre eles estão o Museu de Medicina do México na Cidade do México, o Museu Basco de História da Medicina no País Basco, na Espanha e o Enrique Museu Nacional de Medicina Laval em Santiago do Chile;

Nas faculdades de medicina, das diversas universidades da América, atividades são realizadas em comemoração a este dia. As atividades incluem conferências, feiras médicas, atividades culturais tais como,recitais de música, entre outras.

Filmes também fazem homenagens aos médicos, o filme “Tempo de Despertar” (1990), dirigido por Penny Marshall, conta a história de um médico (Malcolm Sayer) e seu trabalho para tratar e cuidar de pacientes catatônicos que sobreviveram à epidemia de encefalite letárgica que ocorreu entre 1917 e 1928. O filme é baseado na vida do médico britânico Oliver Sacks.

 

O documentário” A medicina do Egito Antigo” (2006) com produção de Kevin M. Meagher e Tim Braine, relata todas as práticas médicas e ferramentas usadas pelos egípcios há mais de 5.000 anos atrás e permite conhecer a história da medicina moderna.

 

Outras datas comemorativas

Além do dia do médico, a área da saúde também contempla outros profissionais de saúde e datas alusivas a doenças pelas suas descobertas, cura e prevenção. Com um calendário vasto na área da saúde, além das datas há meses específicos para doenças e prevenção delas, como por exemplo o Outubro Rosa.

 

Veja as principais datas relativas à medicina e a saúde:

Janeiro

04.01 – Dia do Hemofílico

19.01 – Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional

20.01 – Dia do Farmacêutico

Último domingo – Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase

 

Fevereiro

04.02 – Dia Mundial do Câncer (OMS)

05.02 – Dia Nacional da Mamografia

05.02 – Dia da Papiloscopia

Março

08.03 – Dia Mundial do Rim

21.03 – Dia Nacional da Síndrome de Down

24.03 – Dia Mundial de Combate à Tuberculose

31.03 – Dia da Saúde e da Nutrição

 

Abril

04.04 – Dia Nacional do Parkinsoniano

07.04 – Dia Mundial da Saúde

14.04 – Dia do Técnico em Serviço de Saúde

16.04 – Dia Nacional da Voz

17.04 – Dia Internacional da Hemofilia

26.04 – Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

 

Maio

08.05 – Dia Internacional da Cruz Vermelha

12.05 – Dia da Enfermagem

15.05 – Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares

19.05 – Dia Internacional de Doação do Leite Humano

26.05 – Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

28.05 – Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher

28.05 – Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna

29.05 – Dia Mundial da Saúde Digestiva

31.05 – Dia Mundial sem Tabaco

 

Junho

06.06 – Dia Nacional de Luta contra Queimaduras

06.06 – Dia Nacional do Teste do Pezinho

09.06 – Dia da Imunização

14.06 – Dia Mundial do Doador de Sangue

21.06 – Dia Nacional de Controle da Asma

Julho

10.07 – Dia da Saúde Ocular

27.07 – Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho

28.07 Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

 

Agosto

01 a 07.08 – Semana Mundial da Amamentação

05.08 – Dia Nacional da Saúde

08.08 – Dia Nacional de Combate ao Colesterol

27.08 – Dia do Psicólogo

29.08 – Dia Nacional de Combate ao Fumo

31.08 – Dia do Nutricionista

 

Setembro

05.09 – Dia do Oficial de Farmácia

10.09 – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

21.09 – Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência.

27.09 – Dia Nacional da Doação de Órgãos

29.09 – Dia Mundial do Coração

 

Outubro

01.10 – Dia Nacional do Idoso

3º sábado de outubro – Dia Nacional de Combate à Sífilis

04.10 – Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde

10.10 – Dia Mundial da Saúde Mental

11.10 – Dia do Deficiente Físico

11.10 – Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

13.10 – Dia do Terapeuta Ocupacional e Fisioterapeuta

16.10 – Dia Mundial da Alimentação

17.10 – Dia Nacional da Vacinação

18.10 – Dia do Médico

20.10 – Dia Mundial e Nacional da Osteoporose

27/10 – Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes

27.10 – Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra

29.10 – Dia Nacional e Mundial da Psoríase

30.10 – Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo

Durante todo o Mês: Outubro Rosa

 

Novembro

10.11 – Dia Nacional da Surdez

14.11 – Dia Mundial do Diabetes

16.11 – Dia Nacional dos Ostomizados

20.11 – Dia do Biomédico

21.11 – Dia Nacional da Homeopatia

23.11 – Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil

25.11 – Dia Internacional do Doador de Sangue

27.11 – Dia Nacional de Combate ao Câncer

27/11 – Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama

Dia Nacional de Combate à Dengue (penúltimo sábado do mês)

 

Dezembro

01.12 – Dia Mundial de Luta Contra a Aids

02.12 – Dia Pan-Americano de Saúde

09.12 – Dia do Fonoaudiólogo

13.12 – Dia do Cego

 

Conclusão

 

dia do medico fisioterapeuta
Outros profissionais da saúde que integram a área médica também tem um dia dedicado a eles.

Os médicos são os profissionais que nos acompanham desde o momento do nosso nascimento. Passamos por diversos médicos ao longo da vida para tratar problemas ou prevenir doenças do corpo e da mente.

 

Por ter essa responsabilidade de cuidar e promover a saúde das pessoas, os médicos ganharam um dia dedicado a eles, o dia 18 de outubro. No Brasil essa data faz referência ao dia de São Lucas que é considerado o Santo padroeiro da medicina.

Vários órgãos da saúde entre eles o conselho federal de medicina e também.os conselhos estaduais, fazem homenagens aos médicos em alusão ao seu dia, lembrando-os sempre da missão que eles tem em mãos, cuidar de vidas.

Por mais que seja difícil para algumas pessoas contar com um médico no momento em que mais precisam, é importante que você tenha um médico de confiança para cuidar da sua saúde.

Para isso, nasceu a Cia da Consulta, uma rede de clínicas focada em cuidados com a saúde que reúne excelentes médicos qualificados nas mais diversas especialidades, todo o conforto de uma clínica particular, com consultas à baixo custo e com mais rapidez e praticidade.

Se você precisa de um médico para cuidar da sua saúde o mais rápido possível, mas não tem plano de saúde, conte com os médicos da Cia da Consulta e faça o seu agendamento online.

Aproveite mais dicas do nosso blog para se prevenir de doenças. Mas lembre-se de sempre procurar um médico para fazer um tratamento adequado para a sua saúde.

Se esse conteúdo ajudou você a saber mais sobre o Dia do Médico, compartilhe e faça com que mais pessoas também possam saber sobre o dia dos guardiões da nossa saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *