Postado por:

Atividades educativas para crianças

criancas sorrindo

Veja dicas que contribuem para o desenvolvimento infantil

 

As atividades educativas são necessárias para as crianças e contribuem para o desenvolvimento psicossocial e, consequentemente, proporcionam conhecimento e um crescimento saudável para orientar esses que serão futuros cidadãos do mundo.  

Essas atividades não se tratam de meros entretenimentos ou brincadeiras para passar o tempo, com um pouco de criatividade elas contribuem para o desenvolvimento e bom aprendizado na infância

E na era em que as crianças começam a brincar cada vez mais cedo com Smartphone e aparelhos eletrônicos, as brincadeiras mais lúdicas podem influenciar em muitos aspectos da infância e gerar memórias e interações importantes nessa fase da vida.   

Em comemoração ao dia da Infância, preparamos este artigo para mostrar como as atividades educativas impactam no aprendizado e evolução das crianças e algumas sugestões que podem ser desenvolvidas em diferentes etapas da infância. 

Boa leitura!

 

 A Infância é fase de descobertas  

É durante a infância que as crianças vivem a fase de descobertas e desenvolvimento de vários aspectos como linguagem, memória, características motoras e psicológicas. Nessa etapa da vida é possível identificar algumas particularidades, como:  

  • Possuem os sentidos mais aguçados;
  • Ficam maravilhadas com coisas que nos parecem comuns; 
  • Estão desenvolvendo a linguagem;
  • Gostam de fazer muitas perguntas;
  • Gostam de repetições e precisam delas para fortalecer a memória;
  • Precisam desenvolver o autocontrole e concentração para futuramente aprenderem conteúdos mais complexos; 
  • Pouco a pouco precisam adquirir certa independência;
  • Começam a ter o entendimento da vida em comunidade e devem aprender a respeitar os outros e também a fazer algo de bom por eles e não só receber; 
  • Precisam de contato mais próximo com os pais e fazer estas atividades junto é muito importante para as crianças; 

As atividades educativas também são fundamentais e recomendadas para crianças com déficit de atenção e TDAH, as chamadas crianças hiperativas. Muitas vezes a rotina dessas crianças é diferenciada e elas precisam de acompanhamento psicológico e uma atenção ainda maior e proximidade dos pais. 

 

A influência das atividades educativas no aprendizado 

crianca com sindrome de down com os dedos sujos de tinta
As atividades educativas são fundamentais para o desenvolvimento das crianças.

 

A infância proporciona as melhores lembranças. A criança que brinca e se diverte  com os amigos e familiares seja em casa ou na escola, tem momentos de lazer, ficam motivadas a criar e descobrir coisas novas e são mais felizes. 

As atividades educativas para crianças são dinâmicas e precisam fazer parte de casa e da escola e trazerem inúmeros benefícios para o público infantil, como:  

Estímulo ao desenvolvimento da criança

Os estímulos são importantes para o desenvolvimento das crianças e acontecem a partir de diferentes ações fundamentais para realizar diversas atividades, como:  imaginar, falar, criar, representar, que podem ser feitos por diversas maneiras como desenhos, gestos, textos e outras maneiras criativas.   

As atividades permitem que a criança inicie contatos com regras, enfrente desafios, monte estratégias, explore ambientes, sensações e pratique a concentração. Tudo isso ajuda no desenvolvimento motor, físico, emocional, cognitivo e intelectual. Em outras palavras, leva a criançada a pensar e lidar com diferentes situações. 

Estímulo de vínculos e sociabilização 

Outro papel importante que essas atividades infantis também possui é a sociabilização das crianças. É durante a prática de atividades em grupo que os pequenos aprendam a lidar com as pessoas e seus perfis diferentes, fazer novos amigos e criar vínculos com pessoas mais próximas.  

 

Ao conviver com outras crianças da mesma idade e em diferentes ambientes, a criança passa a assimilar o que é companheirismo e desenvolve tolerância, melhora suas habilidades de comunicação e negociação. Com o tempo ela descobre que nem tudo gira em torno de si, e passa a aceitar derrotas e frustrações com a mesma tranquilidade que vivencia vitórias e experiências positivas.   

 

10 sugestões de atividades educativas para crianças

Entendendo a importância dos processos lúdicos, as atividades podem ser realizadas de forma individual, com amiguinhos próximos de casa e na escola. Para ajudar, listamos algumas atividades que podem ser feitas com crianças de diferentes faixas etárias. 

1. ABC dos temas

letras de brinquedo espalhadas
Letras podem garantir uma mistura de aprendizado e diversão nas atividades educativas

 

Esse é um exercício rápido e dinâmico. Para começar, cite as letras do alfabeto, de uma por uma, e aguarde as respostas das crianças. Estes devem falar o nomes (o que for definido) que iniciem com a letra que foi falada. Por exemplo: 

  • letra “A”: abacate, abacaxi;
  • letra “B”: banana;
  • letra “C”: caju, coco.

Assim deve ser até o fim do alfabeto e isso estimula a memória das crianças e pode ser feito tanto falado, como escrito ou desenhado. 

As crianças adoram esse tipo de atividade e ela também ajuda a enriquecer o vocabulário. O legal é que dá para adaptar o ABC a outros temas, como animais, flores, nomes de pessoas, partes do corpo etc. 

 

2. Desenho e pintura a dedo

crianca brincando com tintas
Atividades como pinturas, recortes, desenhos e teatro estimulam a imaginação das crianças.

 

Com o crescente uso dos aplicativos de celular, essa atividade pode não chamar mais tanta atenção das crianças. Porém, o fato de envolver cores e mãozinhas sujas de tinta já é o suficiente para divertir os pequenos e estimular a criatividade.  

A brincadeira é simples, basta distribuir tubos de tinta e folhas em branco para cada criança e, então, propor o desenho livre. Aos poucos, oriente a criação de imagens específicas, o preenchimento de determinadas áreas do desenho e, no caso de crianças maiores, pode avançar com as pinturas. Diversão garantida!  

3. Caminho colorido 

Procure um espaço grande e aberto e coloque pedaços de papel Kraft ou rascunhos de impressão fazendo um longo caminho. Separe uma tinta e pinte os pezinhos das crianças com cuidado, após isso faça com que elas caminhem por cima das folhas deixando as suas pegadas. 

Esse exercício é ótimo para a coordenação motora e para estimular a criatividade. Vai ser demais!

4. Teatrinho de fantoches 

As crianças ficam empolgadas ao assistir e participar de apresentações de fantoches. Esse tipo de atividade estimula a imaginação, já que faz com que os pequenos incorporem as vozes, traços e comportamentos de suas personagens favoritas. 

É legal convidar a família para prestigiar e participar do teatro em determinados momentos. Vai ser demais!

 

5. Histórias Malucas 

criancas brincando com objetos cilindros atividades educativas
As atividades são uma forma de estimular as crianças a desenvolver vários fatores importantes durante o crescimento.

Em uma caixa, coloque os mais variados objetos que tiver por perto e que não ofereçam nenhum risco. A criança deve tirar um objeto da caixa e começar a contar uma história com ele e a partir de então, vá tirando outros objetos e pedindo que eles entrem na história. 

Essa brincadeira pode ser feita tanto pelas crianças como pelos pais e professores e acaba se tornando um momento de estimular a criatividade e divertido para todos.  

6. Vôlei de lençol

O propósito dessa atividade é fazer com que as crianças joguem em conjunto para obter pontuações de vôlei. Ou seja, o sucesso da partida vai depender da contribuição de todos. É ideal para fazer no colégio. 

Para começar, é preciso dividir as crianças em grupos de 6. Cada equipe deve receber um lençol de casal ou pode ser também um pedaço de tecido grande, contanto que seja leve.

Em seguida, todos os integrantes da equipe devem agarrar o pano e esticá-lo para pegar a bola e lançá-la à outra equipe. Dependendo do tamanho da turma, o pode-se montar mais de uma rede e permitir que diversas equipes joguem ao mesmo tempo. A criançada adora e ainda é uma forma de atividade física. 

7. Fábrica de carimbos

As crianças costumam adorar carimbos estilizados para colorir ou enfeitar seus materiais, agora imagine como elas ficariam ao saber que podem criar os seus próprios modelos? 

Para isso, basta você arrumar algumas folhas de EVA e itens básicos de material escolar como lápis, tesoura sem ponta e tinta.  

Os pequenos podem desenhar no EVA figuras simples como flores, bichinhos, bonecos  e depois recortá-las. Em seguida, podem mergulhar cada molde na tinta e pressionar sobre a superfície desejada para deixar o carimbo. Essa atividade aguça a criatividade e ainda deixa a criança orgulhosa com as suas criações.

8. Dado divertido

Essa brincadeira pede atenção e movimentação das crianças. Antes de iniciar, é preciso confeccionar um dado, onde em cada face do brinquedo, pode-se escrever uma ação a ser realizada pelas crianças. As palavras podem incluir: pular, rodar, sentar, acenar, deitar e abraçar. 

Depois, o dado é lançado e as crianças devem falar a palavra apresentada enquanto executam a ação. Essa atividade ajuda a associar determinados termos às ações que eles representam. É possível colocar outras palavras e assim enriquecer ainda mais o vocabulário dos pequenos. 

9.  Quebra cabeça

Separe algumas revistas, entregue às crianças  e peça para que ela escolha figuras diversas que observar. Em seguida, eles deverão fazer formas que possam, após o recorte, se encaixar. Após isso, isso é só colar os recortes em um pedaço de cartolina e papel cartão e fazer uma moldura.  Essa atividade ajuda na criatividade e imaginação da criança

10. Mímica

Para essa brincadeira, divida os participantes em duas equipes. Em alguns pedaços de papel, escreva nomes de objetos, animais, desenhos animados, personagens e o que mais a imaginação permitir. Sorteie os papeizinhos entre um participante de cada equipe, este não poderá revelar para o resto do grupo o que está escrito. 

 

Estão, esse representante começa a fazer gestos para que o resto do grupo tente adivinhar qual frase que estava no papel. Determine um limite de tempo para as equipes desvendarem a mímica. Cada acerto valerá um ponto e a cada rodada os participantes devem ser trocados. Essa atividade estimula a criatividade, memória e imaginação.

 

É sempre também tentar levar a prática dessas atividades para serem feitas ao ar livre. Aproveite um dia do final de semana no parque, assim as crianças podem ter mais contato com a natureza, conseguem aproveitar a luz do sol para receber uma carga extra de vitamina D e também há possibilidade do contato e interação com outras crianças. 

Prepare uma alimentação saudável, faça um piquenique e a diversão com os pequenos será garantida! 

crianca pintando com as maos atividades educativas
Troque os aplicativos de celular por atividades em que as crianças coloquem a mão na massa e fazer algo divertido.

Agora que você conhece os benefícios das atividades educativas para o desenvolvimento das crianças e algumas opções que vão tornar os momentos dos pequenos muito divertidos. Além dessas opções, você também pode criar outras brincadeiras para estimular vários aspectos das crianças. 

O importante mesmo é oferecer e realizar junto com uma variedade prática que possa formar crianças mais felizes, saudáveis e preparadas para a vida em sociedade. 

Uma criança em atividades, é uma criança saudável. Lembre-se de manter sempre os cuidados com a saúde física e mental da criança e se precisar de um pediatra ou outro médico para levar o seu filho, na Cia. da Consulta você agenda de forma rápida para cuidar da sua saúde da criança com todo o conforto, rapidez e bem-estar. 


Compartilhe esse artigo e ajude as pessoas a saberem mais sobre Atividades educativas para crianças. Veja também esses outros textos com dicas de saúde infantil, leia aqui: 

 

Pediatra. O que é, saúde e frequências (guia completo) 

Autismo. O que é, sintomas e tratamentos