Postado por:

Alimentos que melhoram a imunidade das crianças

As mudanças de temperatura costumam trazer algumas complicações de saúde e se para nós, adultos, as chances de ficar gripado ou resfriado são grandes, para as crianças isso pode ser ainda mais complicado.  E uma das melhores formas de evitar as doenças de inverno, é através de uma alimentação saudável e variada para fortalecer a imunidade das crianças e o melhor de tudo, de forma natural.

Para ajudar você a oferecer uma alimentação com os nutrientes certos e manter as crianças livre de doenças nos dias mais frios, separamos 7 alimentos cheios de benefícios para a turbinar a imunidade.16

 

Saiba mais sobre Doenças comuns no inverno. Como tratar e prevenir. 

1. Frutas cítricas 

Laranja, acerola, kiwi, limão, goiaba, tangerina, mexerica, maracujá, manga, caju, limão, mamão e morango são as frutas queridinhas em todas as estações.

 

alimentos para aumentar a imunidade frutas citricas
As frutas cítricas são facilmente encontradas e tem grande quantidade de vitamina C.

Principais benefícios:

  • São ricas em vitamina C que ajudam a aumentar a imunidade do corpo;
  • Possuem alto nível de antioxidantes, substâncias que evitam a ação dos radicais livres responsáveis por enfraquecer as células, fazendo com que o organismo fique mais propenso para a ação de agentes invasores;
  • Apresentam um percentual significativo de água, importante para auxiliar na hidratação infantil, sendo necessária durante o clima seco do inverno;
  • Possuem um alto valor de fibras, que são importantes para facilitar a digestão e por isso, devem ser consumidos com maior regularidade por crianças que possuem prisão de ventre;
  • Auxiliam na absorção de ferro e, consequentemente, ajudam a impedir o desenvolvimento da anemia ferropriva.

Formas de inserir na alimentação infantil

Essas frutas podem ser adicionadas na alimentação através de sucos, vitaminas com leite, misturadas em formas de molhos em carnes e frangos, no caso do limão e da laranja, e até mesmo na salada. Também podem ser consumidas naturalmente nos lanches e podem ser misturadas com outras frutas em uma deliciosa salada de frutas.

 

2. Vegetais verde-escuros 

alimentos para aumentar a imunidade mae e filha cozinhando
Os vegetais verdes devem ser inseridos desde cedo na alimentação das crianças.

Espinafre, couve-manteiga, alface, agrião, brócolis e rúcula.

Principais Benefícios:

  • São os alimentos superpoderosos em ácido fólico e vitamina B9, importantes para a formação dos glóbulos brancos, que são os principais mecanismos de defesa do nosso corpo que fortalecem a imunidade;
  • Ajudam a conservar as células de defesa do intestino, principal canal de agentes causadores de doenças em crianças.

Formas de inserir na alimentação infantil

Muitas crianças não gostam ou tem dificuldades em consumir verduras, por isso é sempre recomendado que desde as primeiras alimentações os pais possam inserir verduras e legumes para que o paladar das crianças se acostume com esses alimentos. 

Brócolis e espinafre: você pode cortar em pequenos pedaços e misturar junto com o arroz. Outra opção é bater no liquidificador junto com um pouco de caldo de feijão e misturar no feijão, fica uma delícia e garante uma opção saudável e quentinha para alimentar os pequenos nos dias mais frios.

Couve: também pode ser batida e misturada no feijão e outra maneira de oferecer é através de sucos, misturando com outras frutas como laranja e acerola, frutas ricas em vitamina C. Esse suco ajuda a turbinar a defesa imunológica do corpo.  

Alface e agrião: esses alimentos podem ser servidos em forma de uma salada bem colorida para acompanhar as refeições. Misture com tomate e manga, todos cortados em pedaços pequenos. Tempere com um fio de azeite e um pouco de sal. Fica uma saladinha colorida e saudável.

 

3. Sementes (oleaginosas e leguminosas) 

alimentos para aumentar a imunidade sementes de feijão
O feijão é um alimento cheio de benefícios é importante para o crescimento das crianças.

Tanto as sementes oleaginosas como castanha-do-pará, de caju, nozes, amêndoas, linhaça e chia, quanto as leguminosas como feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, vagem e soja, são excelentes para a fortalecer a imunidade das crianças também.

Principais benefícios:

  • São ricas em zinco e selênio, que tem um importante papel para atuar nas células de na defesa do organismo;
  • Possuem grande quantidade de vitamina E, um composto que atua como antioxidante e favorece o desenvolvimento do sistema imunitário;
  •  Possuem Ácidos graxos poli-insaturados e monoinsaturados, como o ômega 3, 6 e 9, que também são abundantes nesses alimentos e ajudam a melhorar a resposta imunológica e a ação anti-inflamatória do corpo.

 

Formas de inserir na alimentação infantil

Oleaginosas: Para adaptar as crianças aos poucos a esses grãos, as opções são colocá-los em sucos, misturar em vitaminas de frutas, saladas de frutas e misturados no iogurte.

Leguminosas: as sementes desse tipo funcionam muito bem em formas de caldos, sopas e misturados no arroz como a ervilha e lentilha.

4. Tubérculos

Batata, cenoura, mandioca, inhame, gengibre. 

 

alimentos para aumentar a imunidade pai e filha cozinhando
Inserir os alimentos na dieta da criança desde cedo é muito importante.

Principais benefícios:

  • O inhame, batata, cará e mandioca são riquíssimos em vitamina C e minerais como ferro e magnésio;
  • Possuem ação anti-inflamatória e ajudam a eliminar as toxinas do corpo;
  • O gengibre possui uma quantidade considerável de vitamina C e B6, tem ação bactericida e também auxilia no fortalecimento do sistema imunológico;
  • O gengibre também é um excelente termogênico e ajuda a diminuir inflamações da garganta, típicas de gripes e resfriados.

Algumas crianças podem ser alérgicas ao gengibre e podem passar mal, por isso é importante ficar atento ao comportamento das crianças ao comê-lo. Caso elas apresentem uma tosse seca e muito forte, obstrução da garganta e surgimento de manchas avermelhadas pelo corpo, é recomendado que você procure o pediatra ou um médico alergista para avaliar se a criança é alérgica ao alimento.

Por isso, é mais indicado utilizar apenas uma lasquinha para fazer o teste e descobrir se o seu filho é ou não alérgico.

Formas de inserir na alimentação infantil

Batata, inhame, mandioca: Algumas opções para inserir esses alimentos na dieta infantil, é através de meio de purê que pode ser servido com uma proteína, cortar em fatias finas e colocar no forno fazendo um crocante e delicioso chips, bolinhos de forno, bolos e até mesmo aproveitar o leite derivado dos tubérculos, que pode ser batido e coado e misturar no preparo de outros alimentos.

Gengibre: Uma excelente sugestão para incluir o alimento nas refeições das crianças é misturá-lo com suco de laranja, acerola e couve, por exemplo. Use sempre lascas fininhas e pequenas quantidades.

 

5. Alimentos de origem animal

Leite e seus derivados, fígado bovino, gema de ovo e mel.

 

alimentos para aumentar a imunidade mel
O mel pode ser um grande aliado para as gripes e resfriados.

Principais benefícios:

  • Esses alimentos contribuem para a manutenção do sistema imunológico;
  • O mel não é indicado para crianças menores de dois anos, pois pode ter a bactéria patogênica clostridium botulinum, causadora do botulismo.

 

6. Alimentos probióticos

 Iogurte natural, Kefir, leite fermentado, queijos 

Principais benefícios:

  • Os probióticos são bactérias amigas da nossa saúde que habitam o intestino e trazem diversos benefícios para a saúde; 
  • Alimentos ricos em micro-organismos vivos, o kefir de leite melhora no balanço microbiano intestinal e pode ajudar a aumentar a imunidade das crianças;
  • Os probióticos ajudam a conter o processo inflamatório que leva a lesões na pele
  • Quando os probióticos chegam ao intestino, ajudam a minimizar inflamações, melhora o estado de gengiva e adjacências e ajudam a prevenir alguns problemas bucais;  

 

Formas de inserir na alimentação infantil

Uma boa opção para o consumo infantil são os leites fermentados, iogurtes e o kefir que pode ser misturado em vitaminas e com geleia de frutas e alguns queijos que podem ser servidos no lanche.

 

7. Alho e cebola

Principais benefícios:

  • Essa dupla é rica em vitamina C, ajudando a aumentar as defesas do organismo e excelente para afastar gripes, resfriados e infecções em geral; 
  • O alho e a cebola são ricos em substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas, dentre elas a alicina
  • Ambas possuem grande quantidade dos antioxidantes quercetina e rutina, que possuem ação anti-inflamatória;
  • Possuem boas doses de vitaminas do complexo B, importantes para combater o estresse e o desânimo; 

 

Formas de inserir na alimentação infantil

A melhor forma de inserir cebola e alho na alimentação das crianças é através do tempero das comidas, use para temperar carnes, frangos, peixes e sopa, além de dar mais sabor a comida, passa praticamente imperceptível pelo paladar infantil. 

É muito importante que as crianças sejam acompanhadas por um pediatra, ele é o médico que cuida da saúde das crianças e pode saber as vitaminas que elas elas precisam e podem indicar a alimentação correta, principalmente para crianças que têm restrições a alguns tipos de alimento ou para se alimentar. 

Veja também: Alimentação infantil. Guia Completo.

 

Mais dicas para uma Imunidade nota 10 

A alimentação tem um papel fundamental para fortalecer a imunidade das crianças, mas nossas dicas não param por aí. Algumas atitudes simples podem fazer uma ótima diferença para aumentar a imunidade dos pequenos e prevenir doenças. Entre elas, estão: 

  • Tomar Sol 

 

A luz do sol é fundamental para a saúde, e é importante que uma criança passe entre cinco e dez minutos no sol, desde que seja antes das 10h ou após às 16h. Dessa forma, fortalecemos o sistema imunológico e ajudamos a absorver a vitamina D que é importante para o funcionamento dos ossos. 

alimentos para aumentar a imunidade crianca correndo segurando uma pipa na mao
Tomar sol é muito importante para o desenvolvimento dos ossos das crianças.

  • Atividades físicas: 

Praticar atividades físicas específicas para a idade regularmente é fundamental no combate de infecções virais. Além disso, auxilia no desenvolvimento da musculatura e esqueleto das crianças, controla o peso, reduz o colesterol e o risco de obesidade infantil.  Caso a criança não faça nenhuma atividade, leve para fazer atividades como jogar bola, andar de bicicleta, de patins e se divertir ao ar livre. 

  • Atividades Lúdicas:

 É muito importante que as crianças possam fazer atividades lúdicas como brincadeiras, ir ao teatro, cinema principalmente na presença de outras crianças, isso também ajuda no desenvolvimento intelectual e social e previne a criança de doenças como ansiedade  e depressão infantil.  

Todas essas dicas são muito importantes para que as crianças tenham um desenvolvimento saudável e possam crescer com a imunidade fortalecida e livre de doenças. Se a criança tem dificuldades para comer certos alimentos, vá introduzindo aos poucos na dieta e tente montar um prato divertido e colorido para aguçar o paladar.  

Se você leu o artigo sobre 7 alimentos para a imunidade das crianças no inverno e deseja saber mais sobre os benefícios, agende uma consulta com um pediatra ou um nutricionista para tirar todas as suas dúvidas. Na Cia. da Consulta você pode agendar de forma rápida e prática para cuidar da sua saúde das crianças  com todo o conforto, rapidez e bem-estar. Repense a sua saúde!

Compartilhe esse artigo para que mais pessoas possam conhecer as dicas e cuidar da saúde das crianças durante o frio. Veja também mais textos com dicas de saúde para as crianças, leia aqui: 

Criança Hiperativa, Hiperatividade ou TDAH. Guia completo. 

Caxumba. O que é, sintomas e tratamento. 

Autismo. O que é, sintomas e tratamentos.